O livro da especialista Marie Kondo “Arrume a sua casa, arrume a sua vida”, já vendeu mais de 11 milhões de cópias por todo o mundo e promete fazer com que sua casa fique organizada para sempre.

Temos de o admitir: hoje em dia, a maior parte de nós tem a casa cheia de «tralha» e o problema é que ela influencia, subtilmente, de forma negativa, a nossa qualidade de vida.

Já ouviu falar do método de arrumação Marie Kondo, o famoso método japonês de arrumação?
A japonesa Marie Kondo é uma conhecida estrela de arrumação, eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta. E isto em 2015, muito antes de ter chegado ao conhecimento de todos nós o seu livro, os seus vídeos e o seu programa “A Magia da Arrumação” disponível na Netflix, que já ganhou uma legião de fãs.

Os seus métodos são inspirados na cultura japonesa, no wabi-sabi (a beleza imperfeita, impermanente e incompleta) e na influência zen, evidente na valorização do minimalismo.

Marie Kondo, imagem Netflix – Denise Crew

 

As dimensões reduzidas das casas no Japão estão  na origem da sua busca pela organização de Kondo, que acredita que a desarrumação “é um problema universal”.

Em que consiste o método?

Compromisso: Encontrar motivação e tempo para arrumar a casa toda

Objetivo: Identificar os motivos do desejo de reorganizar e o que se pretende atingir no final do processo

Descartar: Colocar de parte os objetos que já não são úteis

Categorias: Juntar todos os objetos do mesmo tipo, em vez de os arrumar por divisões

Ordem: Roupa, livros, papéis, komono (tralha) e objetos sentimentais, deve ser esta a sequência da arrumação

Felicidade: Guardar apenas os objetos que tragam felicidade

Embora nos possa parecer estranho, atribuir alma aos objetos, fará sentido se pensar na cultura espiritual do Japão, de onde o método é oriundo e no valor sentimental que, inconscientemente, muitas vezes, atribuimos a determinadas “coisas”.

FONTE: VISÃO https://bit.ly/2OGBCT2

Escreva um comentário

FALA CONNOSCO
close slider