Portugal é um país de inúmeras riquezas, onde o património cultural é uma das principais. De norte a sul do país encontramos inúmeras cidades cujas fundações remetem para outras épocas e outros povos. Algumas dessas cidades estão mais conservadas do que outras, e algumas são consideradas Património Mundial da UNESCO, mas cada uma conta a sua história. A cidade de Aveiro, por exemplo, é conhecida através dos moliceiros, dos ovos moles, do São Gonçalinho e as suas cavacas.

A sua riqueza histórica faz com que sejam lugares de passagem obrigatória em qualquer altura do ano, mas há muitos outros centros que podem ser visitados e que contêm não só imensa beleza, mas também, imensa história para contar. E se este verão partíssemos à descoberta de Portugal? Conheça aqui 5 exemplos de lugares fantásticos para conhecer.

Silves

Além de ser a maior produtora de laranjas do país, a cidade algarvia possui marcas magnificas do seu passado. Estendendo-se pela encosta do castelo mouro, o centro histórico de Silves, parece ter saído de um conto de princesas árabes.

Monsanto

É considerada por muitos como a “aldeia mais portuguesa”. Uma réplica de um galo de prata destaca-se no topo da torre de Lucano – a torre sineira da Igreja da Misericórdia. Um lugar com serenidade e uma paisagem deslumbrante.

Dornes

Parece uma vila Italiana ou mesmo um cenário da série “A Guerra dos Tronos”, mas é Portuguesa e chama-se Dornes. Banhada pelo rio Zêzere, a vila de Dornes situa-se em Ferreira do Zêzere e é usualmente chamada de Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários. Esta aldeia conta com pontos históricos como a Torre Pentagonal e a Torre dos Templários, que assenta sobre o pódio romano.

Lamego

Cidade situada na zona do Douro, é uma cidade antiquíssima, datando do tempo dos romanos, Lamego possui a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito. No concelho encontram-se vários monumentos religiosos como a Sé Catedral, a Igreja São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

Marvão

A vila de Marvão, situada no distrito de Portalegre, apresenta-se com um ambiente misterioso, com as suas ruelas sinuosas, um casario branco, mas com uma paisagem magnifica e natural ao redor, sendo um dos locais mais fascinantes de Portugal.

 

Escreva um comentário

FALA CONNOSCO
close slider