Chama-se Rijomax, é o relógio mais completo do mundo, e é português.

Rijomax é uma invenção fascinante. Fruto de um trabalho exigente e minucioso, e foi criado por Amândio José Ribeiro. A obra pode ser encontrada em Tabuaço, na Loja Interativa de Turismo, e já se lá encontra desde 2002. Foi nesse ano que o mesmo foi vendido à Câmara Municipal de Tabuaço.

O relojoeiro e ourives levou 28 anos a construir o relógio, começando a 1945. A obra conta com mais de 16 algarismos e letras, indica o movimento do sol e da lua, marcava as horas claramente, mas também a hora universal, a hora lunar, o nascer e pôr do sol, e anos bissextos. As estações dos anos, signos e as datas das fases da lua, também podiam ser observadas no relógio.

Dividido em 4 partes, Rijomax pesa mais de 150 quilos e tem mais de 2 metros de altura.

Desde o falecimento do criador do relógio, mais ninguém soube como o colocar a funcionar, e é por isso que desde então Rijomax não funciona mais.

Mas porque Rijomax como nome de um relógio? A lógica é muito simples. “Ri” de Ribeiro, “Jo” de José e “Ma” de Amândio. O “X” final, apenas representa a pronuncia comum das marcas de relógio como “Rolex”.

O grande objetivo da autarquia é voltar a fazer funcionar o relógio, contudo, até hoje ninguém conseguiu meter a criação a trabalhar novamente.

Escreva um comentário

FALA CONNOSCO
close slider