Nacionalmente conhecido, o Pastel de Belém é uma das iguarias preferidas dos turistas estrangeiros que visitam Lisboa todo. A fama destes pastéis tornou-se grandiosa, sendo que atualmente é possível comprá-los em alguns lugares do mundo. Quer dizer. É possível comprar em alguns lugares do mundo, a imitação. O famoso pastel de nata.

A verdadeira receita dos pastéis de Belém é considerado um segredo dos Deuses, e apenas é conhecida por alguns membros da família.  Descubra algumas curiosidades sobre os pastéis de Belém, que de certeza, não sabia.

1. O fabrico dos Pastéis de Belém iniciou-se em 1837 e a receita mantém-se a mesma até aos dias de hoje

Depois da Revolução Liberal, a 1820, como consequência, todos os conventos e mosteiros fecharam as portas, e por isso, todos os trabalhadores e o próprio clero, foram expulsos dos locais. Nessa altura, em Belém, havia uma refinação de cana-de-açúcar associada a uma pequena loja.

Com o objetivo de tentar sobreviver, um antigo elemento do Mosteiro dos Jerónimos, decidiu colocar à venda pastéis doces, que acabaram por se chamar “Pastéis de Belém”. A partir daí, o nome ficou.

2. Os Pastéis de Belém são fabricados na “Oficina do Segredo”

Conhecida como “Oficina do Segredo”, é a sala onde se fabricam os Pastéis de Belém. A razão do nome é bem óbvia. A receita não é partilhada com ninguém, e apenas membros da família a conhecem. Também os mestres pasteleiros tem acesso à mesma, contudo, assinam um contrato de confidencialidade, comprometendo-se a não divulgar a informação.

3. Todos os dias são fabricados e vendidos, em média, 20 mil pastéis

Estima-se que todos os dias sejam vendidos 20 mil pastéis de Belém, sendo que este número duplica aos fins de semana. É realmente difícil resistir a estes doces tão portugueses.

4. “Noiva que come pastel, não tira mais o anel.”

“Noiva que come pastel, não tira mais o anel” é o que diz o ditado português. É bastante comum ver casais, recém-casados na pastelaria mais portuguesa de Lisboa. Portugal é considerado um país de tradições e esta é mais uma que não fica de parte.

Escreva um comentário

FALA CONNOSCO
close slider